Glossário

Absorção

Capacidade que um corpo tem de absorver água por capilaridade, expressa em g/cm².

Absorção de água

É uma medida de porosidade das peças que compõem o revestimento, que se expressa pelo percentual de absorção de água encontrado entre a diferença de peso da placa seca e molhada, medida segundo um ensaio normatizado.

Aderência

Capacidade da argamassa para fixar uma peça a uma determinada base. Pode ocorrer por dois princípios: aderência mecânica - originada pela penetração e pelo endurecimento da argamassa no interior dos poros da base e da peça; aderência química - produzida quando, entre dois materiais, desenvolvem-se uniões por contato na superfície.

Água de percolação

Água que, obedecendo à lei da gravidade, escorre sobre as superfícies em direção determinada, não exercendo pressão hidrostática.

Água sobre pressão

Água confinada ou não, exercendo pressão hidrostática Pressão de água (pressão positiva): quando a água incide diretamente sobre revestimento impermeabilizante. Contra pressão de água (pressão negativa): quando a água incide atrás do revestimento impermeabilizante, ou seja, atravessa a parede exercendo pressão no contato dessa como revestimento.

Alvenaria estrutural

Processo construtivo em que as paredes são utilizadas para resistir às cargas, no lugar dos pilares e vigas que geralmente são de concreto armado, aço ou madeira.

Ancoragem

Fixação de elementos estruturais.

Argamassa colante

Mistura seca (anidra) industrializada constituída de aglomerantes hidráulicos, agregados minerais e aditivos que possibilita, quando misturada exclusivamente em água, a formação de uma pasta viscosa, plástica e aderente.

Argamassa industrializada

Argamassa de revestimento formulada e misturada a seco pelo fabricante, exigindo apenas o acréscimo de água no local de sua utilização. Também chamada argamassa industrializada.

Argamassa para chapisco

Mistura úmida e rica de cimento portland e areia arremessada em direção a uma superfície lisa de tijolo ou concreto e que, ao secar, resulta em uma ponte de aderência para uma primeira camada de argamassa.

Acessórios

Peças metálicas e plásticas que servem para fixação e vedação de elementos da cobertura (estruturas, telhas, terças, peças complementares).

Água

Cada uma das superfícies inclinadas da cobertura. Chamada também de "pano" do telhado.

Água furtada

Ângulo formado no encontro das águas do telhado por onde correm as águas pluviais. Em algumas regiões, é também conhecido como "rincão".

Água-mestra

Tem origem mineral e é composta de filamentos delicados, flexíveis, resistentes e incombustíveis. É usada na construção de refratários, como churrasqueiras e fornos, e na composição do fibrocimento em caixas d'água, telhas e algumas peças complementares.

Amianto (asbesto)

É extraído fundamentalmente de rochas compostas de silicatos hidratados de magnésio. Os nomes latino e grego, respectivamente, amianto e asbesto, têm relação com suas principais características físico-químicas, incorruptível e incombustível.

Ancoragem

Ato de unir duas estruturas, com o objetivo de conferir maior rigidez ao conjunto. Exemplo: ancorar a estrutura de madeira da cobertura nos pilares da construção.

Assimetria

Falta de simetria. Diferença de equilíbrio entre as partes de uma composição.

Ático

É o último pavimento de uma construção, menor que os demais, que orna ou dissimula o telhado. Parte mais alta da cobertura. Também conhecido como linha de cumeeira.